Durante o festival Villes et Champs, em Genebra (Suíça), o grupo franco-alemão Cloud Collective participou com a intervenção Cultura Urbana.
Esta consistiu em uma série de tubos instalados em uma ponte sobre a rodovia Route Du Pont Butlin que capturava parte dos gases contaminantes emitidos pelos veículos e, utilizando energia solar, produzia algas em um ambiente pouco comum.
Mais informações, a seguir.
Os tubos estavam conectados a bombas de água que, por sua vez, funcionavam com a energia gerada pelos painéis solares. Com esta combinação foram produzidas algumas algas que podem ser utilizadas para filtrar o ar, produzir biomassa ou servir de base para alimentos e cosméticos.
A intervenção foi criada pelos arquitetos do Cloud Collective e teve como objetivo demonstrar que lugares pouco amistosos com o meio ambiente podem ser aproveitados para outros fins, que nesse caso possibilitou a produção de biomassa.
Assim, a instalação se alinhava com a ideia do evento, que teve como objetivo investigar a relação entre os espaços urbanos e rurais no contexto de expansão vivenciada por Genebra.
Esta espécie de horta urbana permaneceu na ponte entre junho e início de outubro deste ano. Durante este tempo, quem passava pela ponte poderia aprender como funcionava a instalação através dos infográficos expostos no local.
Veja como funcionou a intervenção no vídeo a seguir.
Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.